segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hoje é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher





 

Essa data surgiu em 1980, quando inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional protestando contra o índice crescente de crimes contra mulheres em todo o país. 

O manifesto tinha como objetivo exigir, além da implementação de políticas públicas e reformulação do Código Penal, dar visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimentos, espancamentos, estupros, assassinatos bárbaros (que são exemplos de violência)  esquecidos no anonimato da esfera doméstica, por serem cometidos, na sua grande maioria, por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso, também não denunciados.

Há 31 anos, mulheres se manifestaram por uma situação que sempre existiu na sociedade patriarcal e machista. E há 5 anos essa situação evoluiu com a "Lei Maria da Penha". Esta foi sancionada em agosto de 2006, completou cinco anos de vigência em setembro deste ano e até agora são mais de 110 mil processos, que condenaram quase 12 mil homens agressores de mulheres.  

Mas a lei ainda é apenas um início, é um instrumento legal para a mudança, mas ainda é necessário mudar muitos aspectos do senso comum, para assim mudar ideologias e por fim posturas. A violência tem que acabar!
 
 
Assessoria de Comunicação da prefeitura de Tarauacá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário